DE CASA PARA CASA
Nas refeições que confeciono, tento optar, ao máximo, por produtos naturais e excluir os processados. Este caldo é uma presença habitual.
O caldo de legumes pode ser utilizado em vários cozinhados como sopas, cuscuz, etc. - de forma a amplificar o sabor das receitas. Durante algum tempo utilizei o caldo industrializado e comecei a sentir que as receitas se tornavam mais difíceis de digerir. Desde que experimentei fazer o caldo de legumes em casa, deixei de comprar e, além de notar a diferença na digestão, passei a apreciar o real sabor dos alimentos.
⋯
Também, a curcuma e o gengibre - ou tantas outras especiarias e ervas que ajudam a aromatizar os pratos - são, preferencialmente, utilizados na sua forma natural/sólida. Assim é possível tirar proveito, não só do seu sabor como, dos seus benefícios.
⋯
Conhece os benefícios da alga Kombu? Além de ser muito rica em iodo, esta alga marinha contém cálcio, magnésio e ácido glutámico - que torna as leguminosas mais suaves, permitindo, assim, uma digestão mais fácil. Acrescento sempre uma folha de alga Kombu na cozedura das leguminosas.
